A partir de 21 de Junho na Cooperativa Árvore (Porto)

Rosa Ramos – Biografia

Rosa Maria Trindade Chagas Fernandes Ramos

LUANDA, 1940

1961 Matricula-se no Curso Geral de Pintura da ESBAP. 1963 Participa na XII Exposição Magna. Acompanha os finalistas do 4º ano na viagem de fim de curso à Bélgica. 1964 Participa na XIII Exposição Magna. 1965 Conclui o Curso Geral de Pintura. Participa na 4ª Exposição Extra-Escolar. Participa na XIV Exposição Magna. 1966 Colabora na cenografia de O Gebo e a Sombra de Raul Brandão, com José Rodrigues, encenada por Ernesto de Sousa, no Teatro Experimental do Porto. 1968 Repete o exame final do Curso Geral de Pintura. Exposição individual, “Colagens”, na Galeria Divulgação, Porto. 1969 Conclui o Curso Complementar de Pintura. Professora de Artes Visuais no ensino secundário técnico. Exposição individual, “Pintura” na Galeria Quadrante, Lisboa.

Com “Rosa” integrou o ciclo de exposições individuais “Porque sim?…Porque não?…”, Cooperativa Árvore, Porto (1970). Rosa Ramos participou em várias exposições coletivas das quais se destacam o “Levantamento da Arte do Século XX no Porto”, Museu Nacional Soares dos Reis e Sociedade Nacional de Belas-Artes (1975); “O Erotismo na Arte Moderna Portuguesa”, CAC-MNSR, Porto (1977); “Artistas Actuais do Porto na Colecção do Museu Nacional de Soares dos Reis”, CAC-MNSR/Galeria JN, Porto (1978); “Porto 60/70: Os Artistas e a Cidade”, Museu de Serralves e Cooperativa Árvore, Porto (2001).

Integrou a equipa do Teatro de Marionetas do Porto entre 1985 e 1993, concebendo e executando as cenografias, os figurinos e as marionetas/personagens das peças Contos de Aldeia, Vida de Esopo, Miséria e Vai no Batalha.

Lecionou Cenografia na Academia Contemporânea do Espectáculo do Porto entre 1991 e 1994.

Publicou o livro de desenhos “A Árvore”, em co-autoria com o fotógrafo Nuno Calvet, que culminou na exposição com o mesmo título na Galeria da Mitra, em Lisboa (1996).

Tem repartido a sua vida artística e profissional entre as artes plásticas e o teatro, representando-se em exposições individuais e colectivas e realizando cenografias e figurinos para diversos espectáculos. Atualmente é professora de Cenografia na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo (ESMAE), no Porto.

Foi sócia da Cooperativa Árvore.

Vive e trabalha no Porto.

Information

This entry was posted on Junho 28, 2012 by in Artistas, Exposição Pintura ou Não?, Rosa Ramos and tagged , , , , , , , , .

Navegação